" O PROJETO "

A ARTE EM FUNÇÃO DO COTIDIANO

PROJETO APLICATIVO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

ÍNDICE

  1. Situação geradora do projeto
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Abrangência
  5. Resultados esperados
  6. Desdobramento de atividades
  7. Estimativas de prazos
  8. Rede de tarefas
  9. Cronograma

SITUAÇÃO GERADORA DO PROJETO
( PROBLEMAS E NECESSIDADES )

Imagine um guarda-roupas com alguns cabides grandes e vários pequenos.
Os grandes servem de suportes dasgrifes, os pequenos, servem para suportar retalhos.
Como transformar retalhos emgrifes?
As sociedades modernas tornaram-se uma indústria de pessoas sem criatividade, receptáculos de uma energia inerte.
Infelizmente a escola está cumprindo o seu papel na modernidade.
Padrões impostos, desviam a auto crítica, mentiras podem virar verdades, estamos vivendo uma era de genéricos.
O projetoA ARTE EM FUNÇÃO DO COTIDIANOnão pergunta, nem responde, mas acredita que:O importante é expor e não impor..., porque aceitar a crítica ou admitir a interferência de umpequeninoseria metamorfosear a existência da Arte!

JUSTIFICATIVA


Todos sabemos que não é apenas pela inspiração, mas com muita transpiração que um artista pode dar certo.
Mas, o que é realmente certo para um verdadeiro artista?
A contemporaneidade pode até dar-nos algumas dicas, porém, isenta-se das responsabilidades, estas são nossas, absolutamente nossas.
O projetoA ARTE EM FUNÇÃO DO COTIDIANO, corolárioin natura, apresenta-se como descortinador.
A arte (pela ótica de um poder divino) elemento unívoco de transformação, pede passagem como veículo, sendo a mente humana o condutor da imaginação, dos momentos existenciais , da emoção e principalmente da interpretação (fundamento das verdades individuais).
Leis universais, elaboradas por Pitágoras, Galileu, Newton e Einstein poderão poderão ser questionadas?
Acreditamos que sim, mas é preciso desvincular os cadeados das correntes cognitivas, que valoriza muito mais o ter do que o ser, a estética do que o conteúdo, as ideias políticas e científicas do que o próprio sentimento humano, e o consumo desordenado que apenas serve de isca para atrair relacionamentos que naturalmente não darão certos!
Por sua vez, o senso comum em sua mais inoperante prepotência, diz que a educação vai bem obrigado!
Atacar as causas em seus efeitos berrantes, faz parte de mais umshowdo senso comum, como se a segunda lei de Newton, poe exemplo, perfeita para a física, matemática, tivesse a mesma eficiência nas leis do universo da mente humana.
Como ensinar alguém que não quer aprender?
Durante trinta anos ficamos esperando esta resposta, e não a recebemos.
Porém, a arte abriu os nossos olhos e principalmente o nosso coração, ou seja, o que pode ser bom para alguns, não significa que seja bom para outros.
Dentro deste mesmo raciocínio, como fica a relatividade de Einstein? O sistema solar de Galileu? E até mesmo o velho teorema de Pitágoras?
Se realmente duas retas encontram-se no infinito, talvez seja este o ponto de cruzamento do universo de Deus com o universo da mente humana!


OBJETIVO GERAL
( A RAZÃO DE SER )



Nos tempos atuais,quase a totalidade da humanidade curva-se para a expectativa de que viver bem é para poucos e apenas sobreviver é o seu destino...ERRADO!
Sobreviver sim, mas sempre lembrar que podemos refinar os pequenos prazeres da vida!
O projetoA ARTE EM FUNÇÃO DO COTIDIANOvisualiza cada professor como um diamante a ser auto lapidado, porque temos a certeza que verdadeiras preciosidades estão dentro da cabeça de cada um deles, com seus temas geradores de experiências reais,isto não é retórica, é proposta!
Hibridar a cabeça dos seus alunos com a mais pura essência da vida,a arte, criando assim micro temas geradores e assim por diante.


OBJETIVO ESPECÍFICO
( PARA QUE )


Na escola, mais precisamente na matemática, aprendemos que um mais um é dois e ponto final. Um conjunto mais um conjunto serão dois conjuntos, correto?
Porém, se o exemplo citado acima for de dois casais, mais especificamente (pai /mãe) , (irmão / irmã), será que o pequenino aluno aceitará pacificamente o resultado?
Professores não leem mentes...
Digamos que o pai esteja desempregado epassandopor uma fase de alcoolismo, reclama de tudo e bate em todos... a mãe, por sua vez, vem sustentando a casa com salário mínimo e equilibrando as emoções da família... é obvio, existem pessoas diferentes no emocional do pequenino. Por outro lado,a irmã mais velha (quase com dezoito anos...) é lógico, surgem novos pesos diferentes...
No mínimo. Para este aluno, a soma dos conjuntos é variável!
Conclusão:
É possível sim, darmos nota máxima para um raciocínio brilhante, mesmo feito com dados errados.


ABRANGÊNCIA
( PÚBLICO ALVO / ÁREA DE ATUAÇÃO )



Na verdade, o projetoA ARTE EM FUNÇÃO DO COTIDIANOabrange todas as idades.
Porém, como todas as escadas tem o seu primeiro degrau, gostaríamos de iniciar com os professores do primeiro grau (ensino fundamental), em suas respectivas escolas municipais de Paranaguá.


RESULTADOS ESPERADOS


Os fortes gostam de expor suas ideias, os fracos gostam de impor suas armas e as suas verdades; onde os fortes gostam de debater suas verdades, os fracos constroem suas muralhas, onde após derrubadas, servem de adubo para os fortes.
Sim, é cíclico, absolutamente cíclico.
O projetoA ARTE EM FUNÇÃO DO COTIDIANOnão quer garimpar artistas, mas pensadores...
O solo da mente de nossos pequeninos é muito fértil, mas muito frágil também!
Por isso, fundamentalmente os semeadores devem estar preparados, não somente com os seus diplomas universitários e certificados de capacitação técnica, mas principalmente com o coração.
Por isso mesmo, a arte é a arte que, em sua mais nobre humildade agradece e sabe que, a sua própria grandeza depende do tamanho das vossas cabeças!


DESDOBRAMENTO DE ATIVIDADES


  1. Visitar cada escola cadastrada no projeto para obter informações do campo de atuação.
  2. Introdução dialética para semear a ideia da importância da aplicatividade dos temas geradores de cada professor.
  3. Desmistificar a questão de que a arte é para poucos, colocando em cheque mate a subjetividade crítica prepotencial. Iniciação do abstracionismo prático,onde as cores ( com seus devidos auto significados) podem substituir, além de figuras, até emoções humanas.
  4. Aulas de desenhos conceituais em tela.
  5. Aulas de pinturas conceituais em tela.
  6. Aulas de engenharia artística construtiva ( formação de pontes entre o subconsciente e a realidade ); introduzindo a mnemônica em parceria com os mais variados suportes que a arte necessita na contemporaneidade.
  7. Exposição dos trabalhos e, principalmente dos resultados obtidos pelos professores com a curadoria dos autores do projeto!
  8. Certificados ( ouro, prata e bronze ).


ESTIMATIVAS DE PRAZOS
( DETERMINAÇÃO DO TEMPO DAS ATIVIDADES )


Obs: Conferir calendário escolar para determinar visitas nas escolas,provavelmente fevereiro/março 2012 - > 03 horas / semana.

  1. Abril 2012Introdução dialética.
04/04 11/04 18/04 25/04
  1. Maio 2012Desmistificação / Abstracionismo.
02/05 09/05 16/05 23/05 30/05
  1. Junho 2012Desenvolvimento do abstracionismo.
06/06 13/06 20/06 27/06
  1. Julho 2012Férias
  2. Agosto 2012Aulas de desenhos conceituais.
01/08 08/08 15/08 22/08 29/08
  1. Setembro 2012Aulas de pinturas conceituais.
05/09 12/09 19/09 26/09
  1. Outubro 2012Aulas de engenharia artística construtiva.
03/10 10/10 17/10 24/10 31/10
  1. Novembro 2012Recapitulação / Curadoria.
07/11 14/11 21/11 28/11


REDE DE TAREFAS
( MAPA DO PROJETO COM TAREFAS CRÍTICAS )


Para um projeto ousado como esse, conhecer o campo de batalha é de suma importância.
A introdução dialética servirá como uma verdadeira bússola para os participantes.
Infelizmente a arte de nossos dias é refém das subjetividades induzidas. Particularmente não gostamos de critérios competitivos.
Propomos então, abrirmos um leque de riscos a serem assumidoslivre arbítrio.
Por outro lado o abstracionismo nos ensina que uma obra de arte nunca poderá ser igual à outra, simplesmente porque o palco da vida faz-nos colher que, cores e sabores variam a cada dia, a emoção, como combustível existencial possui um desvio-padrão avassalador.
Desenhos e pinturas conceituais deverão formatar a importância da criatividade extrativista dos participantes.
Estudos de engenharia artística construtiva fortalecerá bases sólidas na consciência dos participantes; adquirir técnicas para peneirar o próprio subconsciente é tão importante como peneirar areia barrenta utilizada numa construção; pedra brita, cimento de boa qualidade e ferragens específicas não funcionam se a água utilizada for salobre.
Mesmo que o melhor engenheiro do mundo, projeta-se a mais imponente ponte, de que esta ponte servirá se for construída com água podre?
De que serviria o cálculo se não existisse o erro?
O projetoA ARTE EM FUNÇÃO DO COTIDIANOtem a certeza de que construir é difícil, desconstruir é subjetivo mas reconstruir é divino.


CRONOGRAMA


As atividades dos autores do projeto iniciarão em fevereiro de 2012 até março de 2012 para visitação das escolas cadastradas (três horas /semana).
As atividades interativas iniciarão em abril de 2012, com três horas semanais para cada turma ( quatro turmas ).
Serão ofertadas três horas semanais para cada turma nos meses:

Início: Abril 2012
Maio 2012
Junho 2012
Agosto 2012
Setembro 2012
Final: Outubro 2012

No mês de novembro de 2012 (curadoria / Exposição ) prevista para o final do mês de novembro de 2012.

Obs: Deverão ser utilizadas seis horas atividades no mês de novembro para prováveis aulas de recapitulação e mais seis horas atividades dos autores do projeto para finalizar a curadoria.

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