A
ARTE EM
FUNÇÃO DO
COTIDIANO
PROJETO
APLICATIVO AOS
PROFESSORES DO
ENSINO
FUNDAMENTAL
ÍNDICE
- Situação geradora do projeto
- Justificativa
- Objetivos
- Abrangência
- Resultados esperados
- Desdobramento de atividades
- Estimativas de prazos
- Rede de tarefas
- Cronograma
SITUAÇÃO
GERADORA DO
PROJETO
(
PROBLEMAS E
NECESSIDADES )
Imagine
um
guarda-roupas
com
alguns
cabides
grandes
e
vários
pequenos.
Os
grandes
servem
de
suportes
das
“grifes”
,
já
os
pequenos,
servem
para
suportar
retalhos.
Como
transformar
retalhos
em
“grifes”
?
As
sociedades
modernas
tornaram-se
uma
indústria
de
pessoas
sem
criatividade,
receptáculos
de
uma
energia
inerte.
Infelizmente
a
escola
está
cumprindo
o
seu
papel
na
modernidade.
Padrões
impostos,
desviam
a
auto
crítica,
mentiras
podem
virar
verdades,
estamos
vivendo
uma
era
de
genéricos.
O
projeto
“ A
ARTE
EM
FUNÇÃO
DO
COTIDIANO”
não
pergunta,
nem
responde,
mas
acredita
que:
“O
importante
é
expor
e
não
impor...”,
porque
aceitar
a
crítica
ou
admitir
a
interferência
de
um
“pequenino”
seria
metamorfosear
a
existência
da
Arte!
JUSTIFICATIVA
Todos
sabemos
que
não
é
apenas
pela
inspiração,
mas
com
muita
transpiração
que
um
artista
pode
dar
certo.
Mas,
o
que
é
realmente
certo
para
um
verdadeiro
artista?
A
contemporaneidade
pode
até
dar-nos
algumas
dicas,
porém,
isenta-se
das
responsabilidades,
estas
são
nossas,
absolutamente
nossas.
O
projeto
“A
ARTE
EM
FUNÇÃO
DO
COTIDIANO”,
corolário
“in
natura”,
apresenta-se
como
descortinador.
A
arte
(pela
ótica
de
um
poder
divino)
elemento
unívoco
de
transformação,
pede
passagem
como
veículo,
sendo
a
mente
humana
o
condutor
da
imaginação,
dos
momentos
existenciais
,
da
emoção
e
principalmente
da
interpretação
(fundamento
das
verdades
individuais).
Leis
universais,
elaboradas
por
Pitágoras,
Galileu,
Newton
e
Einstein
poderão
poderão
ser
questionadas?
Acreditamos
que
sim,
mas
é
preciso
desvincular
os
cadeados
das
correntes
cognitivas,
que
valoriza
muito
mais
o
ter
do
que
o
ser,
a
estética
do
que
o
conteúdo,
as
ideias
políticas
e
científicas
do
que
o
próprio
sentimento
humano,
e
o
consumo
desordenado
que
apenas
serve
de
isca
para
atrair
relacionamentos
que
naturalmente
não
darão
certos!
Por
sua
vez,
o
senso
comum
em
sua
mais
inoperante
prepotência,
diz
que
a
educação
vai
bem
obrigado!
Atacar
as
causas
em
seus
efeitos
berrantes,
faz
parte
de
mais
um
“show”
do
senso
comum,
como
se
a
segunda
lei
de
Newton,
poe
exemplo,
perfeita
para
a
física,
matemática,
tivesse
a
mesma
eficiência
nas
leis
do
universo
da
mente
humana.
“Como
ensinar
alguém
que
não
quer
aprender?”
Durante
trinta
anos
ficamos
esperando
esta
resposta,
e
não
a
recebemos.
Porém,
a
arte
abriu
os
nossos
olhos
e
principalmente
o
nosso
coração,
ou
seja,
o
que
pode
ser
bom
para
alguns,
não
significa
que
seja
bom
para
outros.
Dentro
deste
mesmo
raciocínio,
como
fica
a
relatividade
de
Einstein?
O
sistema
solar
de
Galileu?
E
até
mesmo
o
velho
teorema
de
Pitágoras?
Se
realmente
duas
retas
encontram-se
no
infinito,
talvez
seja
este
o
ponto
de
cruzamento
do
universo
de
Deus
com
o
universo
da
mente
humana!
OBJETIVO
GERAL
(
A RAZÃO
DE SER
)
Nos
tempos
atuais,quase
a
totalidade
da
humanidade
curva-se
para
a
expectativa
de
que
viver
bem
é
para
poucos
e
apenas
sobreviver
é
o
seu
destino...ERRADO!
Sobreviver
sim,
mas
sempre
lembrar
que
podemos
refinar
os
pequenos
prazeres
da
vida!
O
projeto”
A
ARTE
EM
FUNÇÃO
DO
COTIDIANO”
visualiza
cada
professor
como
um
diamante
a
ser
auto
lapidado,
porque
temos
a
certeza
que
verdadeiras
preciosidades
estão
dentro
da
cabeça
de
cada
um
deles,
com
seus
temas
geradores
de
experiências
reais,isto
não
é
retórica,
é
proposta!
Hibridar
a
cabeça
dos
seus
alunos
com
a
mais
pura
essência
da
vida,a
arte,
criando
assim
micro
temas
geradores
e
assim
por
diante.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
(
PARA QUE
)
Na
escola,
mais
precisamente
na
matemática,
aprendemos
que
um
mais
um
é
dois
e
ponto
final.
Um
conjunto
mais
um
conjunto
serão
dois
conjuntos,
correto?
Porém,
se
o
exemplo
citado
acima
for
de
dois
casais,
mais
especificamente
(pai
/mãe)
,
(irmão
/
irmã),
será
que
o
pequenino
aluno
aceitará
pacificamente
o
resultado?
Professores
não
leem
mentes...
Digamos
que
o
pai
esteja
desempregado
e
“passando”
por
uma
fase
de
alcoolismo,
reclama
de
tudo
e
bate
em
todos...
a
mãe,
por
sua
vez,
vem
sustentando
a
casa
com
salário
mínimo
e
equilibrando
as
emoções
da
família...
é
obvio,
existem
pessoas
diferentes
no
emocional
do
pequenino.
Por
outro
lado,a
irmã
mais
velha
(quase
com
dezoito
anos...)
é
lógico,
surgem
novos
pesos
diferentes...
No
mínimo.
Para
este
aluno,
a
soma
dos
conjuntos
é
variável!
Conclusão:
“É
possível
sim,
darmos
nota
máxima
para
um
raciocínio
brilhante,
mesmo
feito
com
dados
errados.”
ABRANGÊNCIA
(
PÚBLICO ALVO
/ ÁREA
DE ATUAÇÃO
)
Na
verdade,
o
projeto
“A
ARTE
EM
FUNÇÃO
DO
COTIDIANO”
abrange
todas
as
idades.
Porém,
como
todas
as
escadas
tem
o
seu
primeiro
degrau,
gostaríamos
de
iniciar
com
os
professores
do
primeiro
grau
(ensino
fundamental),
em
suas
respectivas
escolas
municipais
de
Paranaguá.
RESULTADOS
ESPERADOS
Os
fortes
gostam
de
expor
suas
ideias,
já
os
fracos
gostam
de
impor
suas
armas
e
as
suas
verdades;
onde
os
fortes
gostam
de
debater
suas
verdades,
os
fracos
constroem
suas
muralhas,
onde
após
derrubadas,
servem
de
adubo
para
os
fortes.
Sim,
é
cíclico,
absolutamente
cíclico.
O
projeto
“ A
ARTE
EM
FUNÇÃO
DO
COTIDIANO”
não
quer
garimpar
artistas,
mas
pensadores...
O
solo
da
mente
de
nossos
pequeninos
é
muito
fértil,
mas
muito
frágil
também!
Por
isso,
fundamentalmente
os
semeadores
devem
estar
preparados,
não
somente
com
os
seus
diplomas
universitários
e
certificados
de
capacitação
técnica,
mas
principalmente
com
o
coração.
Por
isso
mesmo,
a
arte
é
a
arte
que,
em
sua
mais
nobre
humildade
agradece
e
sabe
que,
a
sua
própria
grandeza
depende
do
tamanho
das
vossas
cabeças!
DESDOBRAMENTO
DE ATIVIDADES
- Visitar cada escola cadastrada no projeto para obter informações do campo de atuação.
- Introdução dialética para semear a ideia da importância da aplicatividade dos temas geradores de cada professor.
- Desmistificar a questão de que a arte é para poucos, colocando em cheque mate a subjetividade crítica prepotencial. Iniciação do abstracionismo prático,onde as cores ( com seus devidos auto significados) podem substituir, além de figuras, até emoções humanas.
- Aulas de desenhos conceituais em tela.
- Aulas de pinturas conceituais em tela.
- Aulas de engenharia artística construtiva ( formação de pontes entre o subconsciente e a realidade ); introduzindo a mnemônica em parceria com os mais variados suportes que a arte necessita na contemporaneidade.
- Exposição dos trabalhos e, principalmente dos resultados obtidos pelos professores com a curadoria dos autores do projeto!
- Certificados ( ouro, prata e bronze ).
ESTIMATIVAS
DE PRAZOS
(
DETERMINAÇÃO
DO TEMPO
DAS ATIVIDADES
)
Obs:
Conferir
calendário
escolar
para
determinar
visitas
nas
escolas,provavelmente
fevereiro/março
2012
-
>
03
horas
/
semana.
- Abril 2012 – Introdução dialética.
04/04
11/04
18/04
25/04
- Maio 2012 – Desmistificação / Abstracionismo.
02/05
09/05
16/05
23/05
30/05
- Junho 2012 – Desenvolvimento do abstracionismo.
06/06
13/06
20/06
27/06
- Julho 2012 – Férias
- Agosto 2012 – Aulas de desenhos conceituais.
01/08
08/08
15/08
22/08
29/08
- Setembro 2012 – Aulas de pinturas conceituais.
05/09
12/09
19/09
26/09
- Outubro 2012 – Aulas de engenharia artística construtiva.
03/10
10/10
17/10
24/10
31/10
- Novembro 2012 – Recapitulação / Curadoria.
07/11
14/11
21/11
28/11
REDE
DE TAREFAS
(
MAPA DO
PROJETO COM
TAREFAS
CRÍTICAS )
Para
um
projeto
ousado
como
esse,
conhecer
o
campo
de
batalha
é
de
suma
importância.
A
introdução
dialética
servirá
como
uma
verdadeira
bússola
para
os
participantes.
Infelizmente
a
arte
de
nossos
dias
é
refém
das
subjetividades
induzidas.
Particularmente
não
gostamos
de
critérios
competitivos.
Propomos
então,
abrirmos
um
leque
de
riscos
a
serem
assumidos
“livre
arbítrio”.
Por
outro
lado
o
abstracionismo
nos
ensina
que
uma
obra
de
arte
nunca
poderá
ser
igual
à
outra,
simplesmente
porque
o
palco
da
vida
faz-nos
colher
que,
cores
e
sabores
variam
a
cada
dia,
a
emoção,
como
combustível
existencial
possui
um
desvio-padrão
avassalador.
Desenhos
e
pinturas
conceituais
deverão
formatar
a
importância
da
criatividade
extrativista
dos
participantes.
Estudos
de
engenharia
artística
construtiva
fortalecerá
bases
sólidas
na
consciência
dos
participantes;
adquirir
técnicas
para
peneirar
o
próprio
subconsciente
é
tão
importante
como
peneirar
areia
barrenta
utilizada
numa
construção;
pedra
brita,
cimento
de
boa
qualidade
e
ferragens
específicas
não
funcionam
se
a
água
utilizada
for
salobre.
Mesmo
que
o
melhor
engenheiro
do
mundo,
projeta-se
a
mais
imponente
ponte,
de
que
esta
ponte
servirá
se
for
construída
com
água
podre?
De
que
serviria
o
cálculo
se
não
existisse
o
erro?
O
projeto
“A
ARTE
EM
FUNÇÃO
DO
COTIDIANO”
tem
a
certeza
de
que
construir
é
difícil,
desconstruir
é
subjetivo
mas
reconstruir
é
divino.
CRONOGRAMA
As
atividades
dos
autores
do
projeto
iniciarão
em
fevereiro
de
2012
até
março
de
2012
para
visitação
das
escolas
cadastradas
(três
horas
/semana).
As
atividades
interativas
iniciarão
em
abril
de
2012,
com
três
horas
semanais
para
cada
turma
(
quatro
turmas
).
Serão
ofertadas
três
horas
semanais
para
cada
turma
nos
meses:
Início:
Abril
2012
Maio
2012
Junho
2012
Agosto
2012
Setembro
2012
Final:
Outubro
2012
No
mês
de
novembro
de
2012
(curadoria
/
Exposição
)
prevista
para
o
final
do
mês
de
novembro
de
2012.
Obs:
Deverão
ser
utilizadas
seis
horas
atividades
no
mês
de
novembro
para
prováveis
aulas
de
recapitulação
e
mais
seis
horas
atividades
dos
autores
do
projeto
para
finalizar
a
curadoria.
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